Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto

  • Localização

    Rua Capitão Adélmio Norberto
    da Silva nº 800 - Ribeirão Preto
  • Funcionamento

    Seg a Sex: 07h às 18h
    Sáb: 08h às 12h

    Call center: 08:00 as 18:00
    (de segunda-feira a sexta-feira)

Inovação inédita no tratamento do AVC (acidente vascular cerebral) agora chega em Ribeirão Preto. Tecnologia da neuroengenharia, premiada em vários países, está disponível no INERP.

O Neurobots é uma tecnologia avançada utilizada para ajudar na reabilitação dos membros superiores. Os resultados são satisfatórios na maioria dos casos e a reabilitação física pode ser alcançada de forma mais rápida e efetiva.

O exoesqueleto (mão robótica) é controlado pelo cérebro, estimulando a neuroplasticidade, que é a capacidade dos neurônios que estão em volta de uma via neural afetada por um AVC de criarem novas ramificações e se adaptarem para reaver a funcionalidade perdida, recuperando os movimentos da mão afetada.

A mão robótica funciona a partir do comando do paciente, onde ao pensar em movimentar a mão, os estímulos são captados pelos sensores, realizando o movimento na mão robótica, facilitando a recuperação e a funcionalidade da mão debilitada.

Etapas:

Primeira etapa:
Fase de avaliação por um profissional capacitado, no qual será definido os objetivos do tratamento levando em consideração as individualidades de cada caso.

Segunda etapa:
Fase de reabilitação, serão 10 sessões que envolvem prática mental + prática física + exercícios domiciliares.

Terceira etapa:
Fase de reavaliação, onde será analisado o progresso obtido e novas metas de tratamento.

Quarta etapa:
Fase de manutenção, varia de acordo com o caso clínico, podendo ocorrer entre 2 e 3 vezes por semana.

Os vários estudos demonstram que é fundamental o tratamento de reabilitação rápida e precoce para os pacientes que sofreram de AVC, diminuindo os riscos de sequelas e de incapacidade do membro afetado.