A neurocirurgia é a especialidade da área médica que está responsável pelo diagnóstico e tratamento de indivíduos que apresentem lesões ou patologias referentes ao cérebro, coluna, medula e nervos periféricos, e os profissionais neurocirurgiões estão encarregados de realizar esses tratamentos e cirurgias.
As principais patologias tratadas pelo neurocirurgião incluem aneurisma cerebral, malformações arteriovenosas, cistos cerebrais, tumor intracraniano e medular, fístulas, traumatismo craniano, hemorragia intracraniana, hidrocefalia, deformidades do crânio, hérnia de disco, lesão raquimedular e nervos periféricos, obstrução das carótidas, etc.
A importância de consultar um neurocirurgião
A avaliação do neurocirurgião é sempre importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças. Feito isso, o seguimento de algumas doenças pode ser realizado por outros especialistas como o neurologista, reumatologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, psiquiatra, ortopedista, oncologista, entre outros.
Diagnóstico certo é tudo!
Para o diagnóstico correto é fundamental a história clínica, a avaliação do doente e meios complementares de diagnóstico, entre os quais os exames que se baseiam na imagem como a TCC (Tomografia Computadorizada do Crânio) e a RMN (Ressonância Magnética Nuclear) e Arteriografia digital cerebral, frequentemente requisitados nesta especialidade. A consulta constitui assim o primeiro passo para o diagnóstico e posterior tratamento.