Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade médica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. É o neurologista infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exames clínicos minuciosos e realiza análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.
O neuropediatra também atua em problemas como dificuldades escolares, dores de cabeça, alteração do tamanho e formato da cabeça, atrasos da fala e da caminhada, distúrbios do sono, síndromes genéticas, crises convulsivas, erros inatos do metabolismo, autismo infantil, TDAH e outras condições relacionadas ao sistema nervoso.
Tecnologia aliada a experiência
Nos últimos anos, com todos os avanços científicos nas áreas de genética molecular, exames de imagem, neurofisiologia, exames bioquímicos, houve uma melhora significativa na avaliação e diagnóstico dos distúrbios observados no campo da Neurologia Infantil. Todos esses novos conhecimentos nos têm permitido maiores e melhores abordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, doenças do metabolismo e neuromusculares, infecções cerebrais, sequelas de prematuridade e doenças genéticas neurodegenerativas.
Maior acompanhamento
Uma anamnese detalhada (história pregressa e atual do paciente), contendo informações pré, peri e pós natais, seguida de exame físico geral e neurológico completo, dirigido para a idade da criança, guiam o raciocínio clínico para a montagem do diagnóstico e estratégia terapêutica. Muitas vezes é necessário ampliar a investigação com exames complementares e avaliações de outros profissionais das áreas da saúde e educação.
Criança não é adulto pequeno
Há patologias que são mais comuns na faixa pediátrica, especialmente no que diz respeito às anormalidades no desenvolvimento neuropsicomotor, como as doenças genéticas. Isso porque é nessa fase do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central que as anormalidades podem se manifestar, principalmente até o final da adolescência, quando o amadurecimento desse sistema já se encontra em seu estado pleno.