Para que serve o exame de polissonografia?

By

A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo. O exame ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e é usada para ajustar o seu plano de tratamento, se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono.

Como esse exame é feito?

O exame é realizado durante a noite com o objetivo de reproduzir algumas das características habituais do paciente. O paciente geralmente é instruído para chegar ao local do exame cerca de 90 a 120 minutos antes do seu horário habitual de dormir e o exame termina na manhã seguinte, procurando obedecer, na medida do possível, o horário do paciente acordar.

São colocados diversos eletrodos e sensores no corpo do paciente para o registro de atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios. Estes dispositivos são colocados externamente e o paciente não recebe nenhuma medicação no laboratório.

Esse exame precisa de preparo?

• Comparecer com os cabelos limpos e secos (não usar condicionador, gel ou creme);
• Não usar nenhum tipo de creme/hidratante corporal ou facial no dia do exame;
• Trazer roupa confortável para dormir, sem elásticos nos punhos e tornozelos;
• Trazer objetos de uso e higiene pessoal (escova de dente, pente, etc.)
• Manter a medicação que faz uso habitual, e trazê-los na hora do exame (a suspensão deverá ser feita somente por solicitação prévia médica).;
• Não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem o exame;
• Se você estiver habituado ao uso de café, cafeinados, refrigerantes, chás, chocolate ou qualquer substância que estimule ou deprime o (SNC) sistema nervoso central é recomendável que os evite nas 12 horas que antecedem o exame;
• Para os homens, barbear-se, se possível antes do exame;
• Para as mulheres, retirar esmaltes escuros;
• Em caso de gripe, tosse, vômito, diarréia, ou qualquer queixa que não seja freqüente, e que possa a vir a atrapalhar o exame, o mesmo deverá ser remarcado.

Os resultados

O especialista interpreta os registros da máquina. Como o sono é dividido em fases com características próprias, como movimentação dos olhos diferentes, o profissional leva em conta as particularidades de cada um desses estágios.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like