O que é eletroencefalograma com mapa cerebral?

By

O eletroencefalograma com mapeamento cerebral consiste em um procedimento adotado para o diagnóstico de uma série de enfermidades cerebrais. O eletroencefalograma é considerado o exame do tipo neurofisiológico de maior importância para a comunidade médica brasileira e de todo o mundo desde o seu surgimento, em 1929.

O que consiste o exame?

O exame consiste no processamento computadorizado dos sinais elétricos do cérebro. É um exame de melhor qualidade, que permite maior precisão na localização das descargas epileptiformes, bem como obter informações quantitativas sobre a atividade elétrica cerebral de base, comparando variações inter e intra-hemisféricas. Tem sido usado também para avaliação prognóstica e acompanhamento evolutivo de distúrbios de aprendizagem e demências.

Indicações

Atualmente as principais indicações do Mapeamento Cerebral é determinar a localização precisa de tumores cerebrais, bem como a localização precisa de doenças focais do cérebro, incluindo entre elas a epilepsia, as alterações vasculares e derrames.

Como é feito o exame?

São colados eletrodos na superfície do couro cabeludo do paciente e realizado o registro da atividade elétrica em vigília (paciente acordado) e, se possível, em sonolência e sono. Após a captação da atividade elétrica espontânea, são realizadas provas de ativação, que são manobras que podem aumentar a sensibilidade do exame para detectar alterações:

Primeiro estímulo: fotoestimulação intermitente (são aplicados “flashes” de luz em frequências variadas frente ao paciente)

Segundo estímulo: hiperpnéia (o paciente é orientado a realizar respirações profundas e repetitivas durante alguns minutos). O exame dura em média de 25 minutos e se o paciente não conseguir pegar no sono, é realizada uma sedação leve.

Preparo

Pacientes que utilizam remédios que afetam o sistema nervoso central, como anticonvulsivantes, estimulantes ou antidepressivos, podem ser recomendados a descontinuar  a utilização durante um ou dois dias antes do exame ser realizado (procure orientação médica).

É recomendado também que não seja ingerido alimentos ou bebidas que contenham cafeína. O paciente deve se certificar de lavar, pentear e secar o cabelo antes do exame, pois ajuda os eletrodos a se fixarem mais facilmente.

Dependendo da finalidade do exame, o paciente ainda pode ser orientado a não dormir na noite anterior para poder obter resultados mais precisos durante o sono.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like