O que é MAPA de pressão?

By

A pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia-a-dia do paciente. Para isso, existe a MAPA: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial.

Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento da Hipertensão Arterial. A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos, na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras realizadas no consultório.

Qual a intenção desse exame?

O exame tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Como é feito?

Para fazer o exame de M.A.P.A, necessita-se de um equipamento especial, que contém uma braçadeira. Instala-se um braçadeira no braço do paciente ligada a um aparelho eletrônico, que pode ser transportado no cinto ou no bolso. Durante a realização do exame, o paciente deve seguir um dia normal, com o cuidado de não molhar o aparelho e, sempre que possível, ficar quieto quando o aparelho apitar, com o braço apoiado e esticado, uma vez que irá ser registrada a pressão daquele momento. Geralmente o aparelho mede a pressão a cada 30 minutos.

Após 24 horas, o paciente deve voltar ao consultório para retirar a braçadeira e o médico irá fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado para o paciente.

É importante que, caso o paciente tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu para depois mostrar ao médico.

Quem deve fazer esse exame?

A MAPA deve ser feita quando se deseja estudar com mais profundidade a pressão arterial ou quando, por qualquer motivo, se suspeita que a pressão medida no consultório médico não seja a mesma que ocorre em outros momentos da vida do paciente.

Existem evidências de que as variáveis obtidas pela MAPA possibilitam estabelecer melhor o prognóstico dos eventos cardiovasculares maiores, tais como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico, quando comparadas às medidas casuais de consultório da pressão arterial.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like