Qual a importância de fazer exame de sangue?

By

Muito se fala sobre as doenças silenciosas e a relevância de seu diagnóstico precoce, evitando seu agravamento. Exames laboratoriais devem ser feitos sempre após uma consulta médica, já que eles são um complemento da avaliação clínica do paciente.

É necessário fazer jejum de quanto tempo antes do exame?

Uma das principais dúvidas das pessoas antes da realização do exame de sangue é sobre o tempo de jejum. Porém, é muito importante saber que não existe um período padrão para todos os exames. Em alguns casos, a coleta pode ser realizada com apenas 3 horas de jejum, enquanto para outros não é necessário ficar sem se alimentar.

Por que fazer o jejum?

O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, por exemplo.

O que são exames complementares?

Os exames são chamados de “exames complementares” porque complementam a avaliação médica. Nunca a substitui. Um resultado de exame de sangue sem uma história clínica e uma exame físico do paciente pode causar mais confusão do que elucidações.

Atente-se a diferença dos tipos de exames

É preciso saber diferenciar exames de rastreamento (screening) do check-up. Os exames de rastreamento são aqueles realizados para se identificar doenças prevalentes em um determinado grupo ou faixa etária.

Um exame só não serve para tudo

Alguns pacientes confundem o que é um exame de sangue. Não existe uma solicitação única, que engloba todos as análises existentes. Existem centenas de dosagens diferente em uma análise de sangue. O médico precisa especificar no pedido quais análises ele gostaria de receber.

Como entender meu exame?

Para entender o exame de sangue é preciso estar atento ao tipo de exame que o médico solicitou, aos valores de referência, do laboratório onde foi realizado o exame, e o resultado obtido. No entanto, o médico que solicitou o exame é o mais indicado para avaliar os resultados do exame de sangue.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like