Por que fazer exame de líquor?

By

O Líquor, conhecido também como Líquido Cefalorraqueano, ou popularmente, como líquido da espinha, é um fluído corporal transparente e incolor produzido pelo cérebro. Ele está concentrado em parte da cabeça, e da coluna. Sua análise é fundamental para o diagnóstico de doenças que atuam no Sistema Nervoso Central. O Exame de líquor vem sendo utilizado como arma de diagnóstico desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas.

Para que serve esse exame?

Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.

Como é feito o exame?

Habitualmente, o paciente deita-se de lado, com os joelhos dobrados contra o peito. Para que o procedimento corra bem, é muito importante que o paciente se mantenha na posição indicada pelo médico. Poderá estar presente outro profissional de saúde para ajudar a posicionar o doente da forma correta.

O médico palpa os ossos da bacia e as vértebras da região lombar para encontrar o local mais adequado para realizar a punção lombar. Essa área é cuidadosamente limpa com uma solução anti-séptica. Poderá ser injetado um medicamento anestésico através de uma pequena agulha na área onde a agulha de punção lombar será inserida.

Quais são os riscos da punção lombar?

Realizada corretamente, a punção lombar quase não apresenta riscos. Como a quantidade de líquido retirado é muito pequena (algumas gotas), isso não chega a causar repercussões no cérebro ou na medula. Os riscos maiores são a ocorrência de infecção ou hemorragia, mas em geral isso corresponde a falhas técnicas.

O que fazer depois do exame?

O paciente pode sentir-se um pouco tonto após a punção lombar, por isso não deve dirigir veículos automotores ou operar máquinas perigosas logo em seguida ao exame. O ideal é que o paciente tenha um acompanhante para assisti-lo logo depois. Nas primeiras horas que se seguem ao exame o paciente deve permanecer deitado e beber bastante líquidos

Diagnóstico e resultados rápidos

O aspecto do líquido é o primeiro indicador: se ele estiver turvo, é sinal de uma infecção bacteriana; se estiver vermelho, indica a presença de sangue e é sinônimo de hemorragia subaracnóidea. A grande vantagem da punção lombar é que ela permite um diagnóstico rápido e confiável.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like