O que consiste o check-up do cérebro?

By

Já pensou em fazer um check-up do cérebro? A avaliação neurológica é indicada tanto para pessoas que querem prevenir como também diagnosticar e tratar problemas neurocognitivos relacionados a memória, aprendizagem e prevenção de AVC.

Iniciativas com esse direcionamento proliferam na Europa, nos EUA e no Brasil. Centros de memória antes frequentados somente por idosos com demência ou Alzheimer, agora começam a ser visitados também por uma população mais jovem interessada em preservar e melhorar a sua performance cerebral.

AVC

Pegamos por exemplo o AVC: doença aguda e potencialmente grave que pode acarretar em óbito ou acarretar em sequelas extremamente sérias, limitando paciente para sempre e gerando um desgaste familiar intenso. o AVC não acontece simplesmente do nada, ele é muitas vezes originado por doenças silenciosas como diabetes, colesterol alto, alterações no fluxo sanguíneo, doenças cardiovasculares, entre outras. Nossa proposta é o tratamento antes que o AVC venha a acontecer.

Algumas doenças ocorridas com familiares podem ser expressão facilitada na gente por um mecanismo conhecido como predisposição genética. Por isso é importante conhecer suas predisposições para se empenhar o quanto antes na redução do impacto delas no aparecimento das doenças.

Aprendizagem

Dificuldade de concentração, hiperatividade ou verdadeiros bloqueios na hora de aprender. Para muitos pais e professores, problemas como esses podem ser solucionados apenas com empenho e disciplina por parte da criança. Contudo, nem sempre todos esses fatores são gerados apenas por preguiça, vontade de fazer bagunça ou falta de interesse nas aulas. Alguns desses comportamentos podem estar associados a doenças neurológicas que prejudicam o desempenho escolar e trazem prejuízos à vida adulta, caso não sejam tratadas o quanto antes.

O check-up da arendizagem inclui avaliação Neuropsicológica, que estuda as capacidades de concentração, atenção, raciocínio, organização visuo-motora e planejamento de ações.

Memória

Para quem se preocupa com a sua memória ou a de um ente querido, fazer um Check-up do funcionamento cognitivo, além de ser uma atitude preventiva, é uma ótima oportunidade para conhecer as forças e fraquezas de nosso desempenho cognitivo, além de ser relevante para reconhecer que tipo de atividades são mais apropriadas e/ou desafiadoras, para potencializar nossa atividade cerebral.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like