Vitaminas para o cérebro!

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O cérebro é uma das partes mais complexas do corpo humano e ainda estamos longe de entender toda sua complexidade. Apesar disso, a área da neurologia já obteve inúmeros avanços em pesquisas e tecnologia, incluindo a descobertas de vitaminas, nutrientes e alimentos que ajudam a melhorar o nosso funcionamento e desempenho cerebral.

Hoje vamos destacar vitaminas e suplementos que ajudam a melhorar a nossa memória e concentração.

Lembre-se que isso não é o suficiente para corrigir danos ou prevenir o declínio cognitivo, por isso é importante consultar o médico neurologista rotineiramente, mantendo sempre os exames em dia. Além disso, ingerir nutrientes além do necessário não faz bem ao organismo, pelo contrário, algumas vitaminas quando ingeridas em excesso, podem trazer outros problemas de saúde.

Confira 9 nutrientes e vitaminas para memória e concentração:

Colina – Um nutriente essencial para o corpo que atua no cérebro ajudando na síntese da acetilcolina, o neurotransmissor que contribui tanto para o aprendizado quanto para a memória.

Pode ser encontrada em carnes bovinas, laticínios, ovos, frango e cereais integrais.

Magnésio – Participa diretamente da atividade dos neurônios, ajudando a prevenir e restaurar déficits de memória.

Pode ser encontrado em peixes gordurosos, semente de abóbora, castanhas, nozes, amendoim, abacate e feijão.

Zinco – Possui características antioxidantes e atua no cérebro ajudando a melhorar a capacidade cognitiva em geral, reduzindo a fadiga e aumentando o foco, além de ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.

Pode ser encontrado em castanhas, amêndoas e amendoim, feijão, grão de bico e carne vermelha.

Ômega 3 – Os ácidos graxos ômega 3 podem ser considerados os blocos de construção dos neurônios. Sem uma célula cerebral bem formada, tanto a memória, concentração e aprendizado são prejudicados.

Pode ser encontrado em salmão, atum, sardinha, óleos vegetais, sementes e oleaginosas.

Cafeína – O estimulante do sistema nervoso central mais utilizado mundialmente, que trabalha ajudando a aumentar a concentração.

Pode ser encontrada em chocolates, chás, refrigerantes, energéticos e cafés.

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