TOC: O que é e quais são os principais sintomas?

By

O transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. Pacientes com esse transtorno sofrem com pensamentos intrusivos que, na maioria das vezes não podem ser bloqueados ou controlados.

Esses pensamentos geram um comportamento repetitivo e compulsivo no paciente, fazendo com que repita rituais que muitas vezes podem ocupar o dia inteiro e trazer sérias consequências para a vida social, profissional e pessoal.

Quadros compulsivos

Esses rituais são chamados de compulsão, um tipo de comportamento irracional e repetitivo que segue padrões, regras e etapas extremamente rígidas, que geralmente foram criadas pelo próprio paciente. É muito comum que eles acreditem que se não cumprirem à risca todo o ritual, algo ruim irá acontecer.

O comportamento compulsivo pode se agravar caso a doença não seja tratada ou diante de algum trauma e evento que gere estresse. Por isso o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para recuperação do paciente.

Os casos obsessivos mais comuns da doença são:

Obsessão por limpeza: Pode ser resultado de um trauma envolvendo algum tipo de sujeira ou doença ou resultado de um medo irracional de contaminação.

Obsessão por organização: Segue obrigatoriamente uma ordem e simetria que se for alterada gera desconforto, nervosismo e ansiedade.

Pensamentos agressivos: São pensamentos negativos que geralmente envolvem autoagressão.

Pensamentos indesejados: Costumam incluir temas sexuais ou religiosos e fogem do controle do paciente.

Entre as especialidades médicas que podem diagnosticar o TOC estão:

Neurologista
Psicólogo
Psiquiatra
Pediatra
Clínico Geral

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like