O que é telemedicina?

By

Telemedicina/Telessaúde é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico, ampliando a assistência e também a cobertura. Tais serviços são fornecidos por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para promoção, proteção, redução do risco de doenças e outros agravos e recuperação. Além de possibilitar uma educação continuada em saúde de profissionais, cuidadores e pessoas, assim como, facilitar pesquisas, avaliações e gestão da saúde.

Profissionais de saúde remotos podem capturar e transmitir dados médicos para partilhar com colegas e especialistas de qualquer lugar ao redor do planeta.

Com sistemas utilizando a Telemedicina, um clínico se comunica com um paciente ou com um especialista que ele necessita para uma segunda opinião por telefone ou vídeo chat, por exemplo.

Quando a telemedicina é realizada?

De maneira geral a telemedicina é praticada em hospitais e instituições de saúde que buscam outras instituições de referência para consultar e trocar informações. Atualmente também vem sendo aplicada para a obtenção de uma segunda opinião médica, na assistência a pacientes crônicos, idosos e gestantes de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa.

Telemedicina no Brasil

Os serviços de telemedicina no Brasil tiveram início na década de 90, acompanhando uma tendência mundial de atendimento médico e geração de laudos à distância. Além da implementação das tecnologias, o mercado brasileiro adotou inicialmente normas de ética e padrões de atendimento definidos por organizações internacionais.

Contudo, a partir de 2002, com a ampliação e consolidação dos serviços, foram criadas normas e resoluções nacionais para guiar esse tipo de trabalho. Além de seguir as resoluções de ética médica, os prestadores de serviços de saúde à distância também devem se adequar às portarias que regem a telemedicina.

Quais as principais áreas em que a telemedicina se aplica?

A telemedicina trabalha em três grandes áreas: a assistencial, voltada à prevenção de doenças, que envolve a melhoria da qualidade de atendimento e serviços oferecidos ao paciente. Também existe a área da teleducação interativa, que visa aprimorar a qualidade da formação dos estudantes e da educação médica continuada. E, por fim, temos a área de pesquisa multicêntrica, cujo objetivo principal é unir grandes centros de pesquisa por meio da telemedicina.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like