DANÇA: um exercício para o corpo e para o cérebro.

By

Você sabia que a dança é um ótimo exercício para o cérebro?

Além de trazer benefícios de uma atividade física para o corpo, a dança estimula a aprendizagem, memorização e equilíbrio, três habilidades que estão relacionadas com o hipocampo, área do cérebro que pode ficar comprometida com o envelhecimento.

De acordo com um estudo realizado no Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas, os pesquisadores, através do comparativo entre atividades com treinos de resistência e flexibilidade, perceberam que, principalmente em termos de equilíbrio, mexer o corpo ao ritmo da música é mais vantajoso.

As mudanças de movimento típicas do bailado aprimoram essa função mais do que os exercícios clássicos de academia. Além disso, como existe a necessidade de memorizar os movimentos, a dança também favorece a nossa memória.

Muitas vezes condicionamos nosso cérebro a funções cada vez mais simples, deixando nossa massa cinzenta preguiçosa. A atividade física atrelada a atividade e exercícios para o cérebro é fundamental para mantermos nossa saúde como um todo.

Lembre-se que dá mesma forma que fazemos musculação para fortalecer nossos músculos físicos, também devemos exercitar nosso cérebro, estimulando sua capacidade produtiva e memória.

Além disso, outras dicas que nos ajudam a preservar o cérebro são:

• Evitar cigarros;
• Não exagerar no consumo de álcool;
• Ter uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras;
• Investir em atividades culturais, como leitura por exemplo;
• Ter interação social, trocar experiências, conversar e aprender com pessoas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like