Espasmos durante o sono: o que são?

By

Você já ouviu falar sobre Mioclonia? Trata-se de um movimento breve, rápido, involuntário, brusco e semelhante a um choque, que consiste em descargas musculares únicas ou repetitivas.

Os soluços são uma forma de mioclonia, assim como os repentinos solavancos, que acontecem quando a pessoa está para adormecer. Em geral, a mioclonia é fisiológica e não é motivo de preocupação, no entanto podem ocorrer outras formas de mioclonia devido a um distúrbio do sistema nervoso central, como epilepsia, problemas metabólicos ou reação a medicamentos.

Sintomas:

O principal sintoma é o espasmo. Geralmente os pacientes descrevem uma espécie de espasmo muscular repentino, breve e involuntário, que pode variar de intensidade e ocorrer em apenas uma parte do corpo ou em várias. Em casos muito graves pode interferir na alimentação e na forma de falar ou andar.

Principais causas:

Mioclonia fisiológica – Ocorre em pessoas normais e saudáveis, raramente necessita de tratamento, como é o caso dos soluços, espasmos durante o início do sono, tremores ou espasmos devido a ansiedade ou atividade física e espasmos infantis durante o sono ou após alimentação.

Mioclonia idiopática – O movimento aparece espontaneamente, sem estar associado a outros sintomas ou doenças, podendo interferir nas atividades do dia a dia. Sua causa é desconhecida, mas normalmente está associada a fatores hereditários.

Mioclonia epilética – Ocorre devido a um distúrbio epilético, onde são produzidas convulsões que causam movimentos nos braços e pernas.

Mioclonia secundária – Ocorre como resultado de outra doença ou condição médica, como lesão na cabeça ou na medula espinhal, infecção, falência do rim ou fígado, entre outras.

Mioclonia noturna – Ocorre durante o sono, quando a pessoa sente que está para cair ou em desequilíbrio. Normalmente acontece quando se está para adormecer, período em que os braços e pernas se mexem involuntariamente, como se fossem espasmos musculares.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like