Hidrocefalia de Pressão Normal: O que é?

By

O que é Hidrocefalia de pressão normal?

A hidrocefalia de pressão normal é um tipo de hidrocefalia que afeta adultos entre 60 e 70 anos de idade.

Em condições normais, existe um equilíbrio entre a produção, circulação e absorção de líquido cefalorraquidiano nas cavidades cerebrais conhecidas como ventrículos. A hidrocefalia se desenvolve quando esse líquido não flui pelo sistema ventricular ou quando a sua absorção na corrente sanguínea não é a mesma que a quantidade de líquido produzido, gerando uma quantidade excessiva de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos do cérebro.

Quais são os seus principais sintomas?

A hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo aparecimento gradual de três sintomas, são eles:

Distúrbio de movimento – a pessoa desenvolve problemas para caminhar, como pequenos passos trocados, sensação de pés pesados, dificuldade para utilizar escadas e tendência de queda.

Incontinência urinária – a pessoa desenvolve problemas para controlar a bexiga, como necessidade urgente ou frequente de urinar ou a perda do controle para segurar a urina.

Demência leve – a pessoa desenvolve deficiências cognitivas, como perda de memória, alterações de humor, perda de interesse em atividades ou esquecimento.

Principais causas:

Para a maioria das pessoas com hidrocefalia de pressão normal, a causa da doença não pode ser determinada. Em outros casos, o paciente tem um histórico de hemorragia cerebral ou meningite. No entanto, ainda não se tem clareza sobre como ou por que essas condições causam a hidrocefalia de pressão normal.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal não é simples, além do quadro clínico e de um bom exame de imagem, como ressonância nuclear magnética, podem ser necessários exames funcionais, que é o caso do Tap Teste.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like