Doença de Alzheimer: tudo que você precisa saber.

By

O que é a doença de Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas. Ela é o subtipo de demência mais frequente.

Os sintomas mais comuns apresentados por pacientes que sofrem com a doença de Alzheimer incluem a perda de memória, dificuldade em compreender imagens e relações espaciais, dificuldade em executar tarefas familiares e em resolver problemas.

A idade é o principal fator de risco para a doença, com 80% dos casos sendo em pacientes com mais de 75 anos. Além disso, a cada 5 anos após 70 anos de idade, a incidência e prevalência da doença duplicam.

Sintomas da doença de Alzheimer:

Os sinais e sintomas da doença de Alzheimer podem ser divididos em:

1. Sintomas cognitivos

Além da perda de memória, existem outros sintomas cognitivos que podem indicar a presença da doença, como problemas de linguagem, alteração de personalidade, alterações de humor, apatia e dificuldade para resolver problemas.

No estágio inicial da doença, a memória recente é a mais comprometida, enquanto a do passado permanece relativamente preservada. Porém, à medida que a doença progride, todos os aspectos da memória passam a ser comprometidos.

2. Sintomas neuropsiquiátricos

As alterações de comportamento mais frequentes, apresentadas por pacientes com a doença de Alzheimer são: Depressão, ansiedade, apatia e irritabilidade. Outros sintomas que podem ocorrer mais tardiamente são distúrbios do sono, alucinações, alterações no apetite, delírio e até mesmo a perda de consciência sobre a própria doença e suas limitações, dificultando o controle do paciente.

3. Achados ao exame neurológico

Alguns pacientes acometidos pela doença de Alzheimer podem desenvolver outras doenças neurológicas, como por exemplo, apresentar sinais de parkinsonismo.

É possível prevenir a doença de Alzheimer?

Não existe uma forma de prevenir a doença, mas existem fatores que são considerados protetores como: a elevada escolaridade, atividade física regular e socialização.

Se apresentar os sintomas ou suspeitar da doença, procure um médico neurologista.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like