Os efeitos do isolamento social na nossa mente

By

Estresse, ansiedade, baixa produtividade e aumento de peso. Esses são alguns dos sintomas que se tornaram frequentes na vida de muitas pessoas com o início da pandemia.

A mudança radical no estilo de vida interferiu profundamente na saúde do corpo e na mente da população. Ficar dias, semanas e até mesmo meses isolado pode ser uma medida preventiva para o corpo, mas não impede os estragos na nossa mente.

Impacto na saúde mental

Os seres humanos têm uma necessidade natural de socializar, capaz de causar grande impacto na saúde mental. Estávamos acostumados com a vivência social no trabalho, faculdade, na escola, com os amigos, saindo para jantar, viajando, entre outros. Com a chegada da pandemia e a necessidade de ficar em casa e cumprir o isolamento social, quadros de ansiedade, depressão, pânico e fobias passaram a se intensificar.

Isso não quer dizer que todos que estão cumprindo o isolamento social vão abrir um quadro de algum transtorno psicológico, mas o isolamento pode ser uma grande influência para desenvolver esses transtornos.

Cuidados com a saúde mental

Apesar disso, manter distância e cumprir o isolamento é a maneira mais segura de se manter saudável e evitar a contaminação pelo Covid-19. Por isso, separamos alguns sinais que podem significar que você precisa cuidar melhor da sua mente e tirar um tempo de descanso, afinal nossa saúde mental também merece atenção.

• Dores de cabeça frequentes
• Queda capilar excessiva
• Dificuldade para se lembrar de informações
• Imunidade baixa e dores corporais
• Mau humor recorrente

Outro ponto importante para destacar é a autocobrança. O uso das redes sociais se intensificou após o isolamento, onde acompanhamos a vida de inúmeras pessoas e influenciadores.

É importante lembrar que tudo o que vemos nessas redes sociais é filtrado e escolhido a dedo antes de ser publicado, as pessoas selecionam o melhor ângulo e o melhor momento para expor na internet, isso não significa que a vida dela é sempre perfeita e feliz daquela maneira, por isso, para manter sua mente e sua relação consigo mesmo saudável, não se compare com aquilo que não é real.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like