O que é audiometria?

By

A audiometria é um exame realizado para avaliar a capacidade do paciente de ouvir sons. O exame é pedido geralmente quando, em uma consulta médica, o paciente alega ter dificuldade para ouvir, mas pode acontecer do exame ser solicitado para complementar outros diagnósticos, como traumas, infecções, condições hereditárias, entre outros.

Quais são os tipos de audiometria existentes?

Audiometria tonal: Avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, o que permite detectar o grau e o tipo de perda auditiva. Pode ser realizado por via aérea ou via óssea.

Audiometria vocal: Avalia a capacidade de compreensão da voz humana.

Para que serve a audiometria?

Em muitos casos de perda auditiva, o exame ajuda a avaliar a necessidade de usar ou não um aparelho auditivo e o tipo mais adequado dele. Além disso, também pode ajudar a estabelecer diagnósticos e prognósticos, bem como sugerir medidas preventivas que evitem o agravamento da situação.

Uma das principais utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças na fase pré-escolar ou escolar. Muitas vezes o baixo rendimento da criança na escola está relacionado com alguma deficiência auditiva que não foi percebida pelos pais ou pela própria criança.

O grau da perda auditiva pode ser verificado isoladamente em cada ouvido, podendo ser proveniente:

• Do ouvido externo;
• Do ouvido médio;
• Do ouvido interno;
• Do nervo;
• Das vias auditivas sensoriais;
• Ou serem perdas mistas.

A perda da audição pode estar relacionada a diversos problemas mais graves de saúde, por isso é fundamental procurar um médio e realizar o exame de audiometria.

Caso tenha identificado problemas ou dificuldades para escutar, entre em contato conosco e agende sua consulta ou exame. INERP, cuidado humanizado na área de neurologia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like