Benefícios da música no desenvolvimento infantil

By

Você já percebeu que a maior parte dos brinquedos infantis educativos emitem sons ou músicas?

A música tem um papel especial no estímulo de áreas específicas do cérebro, como a cognição. Quando as crianças têm contato com a música antes dos 5 anos, apresentam um conhecimento lógico e abstrato mais desenvolvido, o que ajuda a melhorar a coordenação motora, fala, dicção, entre outros aspectos que envolvem o aprendizado infantil.

Separamos alguns dos principais benefícios que a música pode ter para o desenvolvimento infantil. Confira!

Ativa a memória e o raciocínio

Ao aprender a cantar ou tocar uma música, a memória sequencial da criança é exercitada, desenvolvendo áreas do cérebro que nenhuma outra linguagem desenvolve.

Estimula alfabetização

As canções infantis ajudam a criança a aprender o significado das palavras e a melhorarem a sua dicção ao decorar e cantar a letra.

Aumenta a concentração

Ao tocar uma música, tocar um instrumento ou simplesmente ouvir a melodia, é necessário foco e concentração. Por isso, ao colocar as crianças em contato com a música, os seus níveis de concentração são potencializados.

Integra o corpo e a mente

O contato com a música possibilita que a criança se expresse com o corpo, pode ser demonstrando o que ela sente ao ouvir o som, cantando junto ou realizando movimentos aleatórios. O importante é que essa atividade melhora a consciência e expressão corporal da criança.

Não fique apegado ao barulho, afinação ou ritmo. O que realmente importa é deixar a criança ter contato com a música e se expressar, aumentando o repertório de experiências enquanto exercita o cérebro.

O contato com a música pode ser introduzido em casa, pelos próprios pais, através de atividades lúdicas, brinquedos com sons, instrumentos, CDs etc.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like