Procrastinação: A grande inimiga da produtividade

By

A procrastinação nada mais é do que o ato de adiar uma tarefa. Você sabe o que deve fazer, mas não faz. Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente, mas os nos dois casos o ato de “empurrar com a barriga” está presente.

Procrastinar é algo mais comum do que pensamos e atinge a maior parte das pessoas, porém é prejudicial para quem quer otimizar o tempo e ser mais eficiente. Resumindo, a procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade.

Mas afinal, por que as pessoas procrastinam?

Em geral, o nosso cérebro se rende a procrastinação porque prefere receber recompensas imediatas. Por isso, estamos sempre lutando com tarefas que promovem apenas vantagens futuras, mas que necessitamos fazer os esforços no presente.

Isso acontece porque é mais fácil para o nosso cérebro processar coisas concretas, no caso o incomodo de realizar a tarefa, do que as abstratas que são os incertos e irreconhecíveis benefícios futuros.

Existem também pessoas que são influenciadas por fatores genéticos ou por circunstâncias negativas, como uma tarefa ser muito complexa por exemplo.

Como parar de procrastinar?

Uma ótima dica e dividir suas tarefas mais complexas e demoradas em pequenas partes. Assim você tem a sensação de completar pequenas tarefas rapidamente ao invés de completar uma única tarefa longa e demorada.

Entender e ter controle sobre as suas emoções também é um fator importante. Não deixe se levar pelo pensamento “não estou com humor para isso agora” pois ele pode se tornar um ciclo vicioso.

Procure começar, mesmo que comece com pequenos passos. Muitas vezes ficamos esperando o cenário perfeito para darmos início a um projeto, mas esse cenário perfeito nunca vai existir. Comece com aquilo que você já tem ou que já sabe fazer e vá aperfeiçoando ao longo do caminho.

Outra dica é tentar visualizar o seu “eu” do futuro, assim você torna a recompensa que está por vir mais real, gerando uma maior motivação para concluir as tarefas necessárias.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like