Você sabe o que é agorafobia?

By

A agorafobia, como o nome já diz, é uma fobia que simboliza o medo de ficar em ambientes desconhecidos ou que se tem a sensação de não conseguir sair, como ambientes cheios, transportes públicos, cinema, entre outros.

Para as pessoas que desenvolvem essa fobia, até mesmo a ideia de estar em um desses ambientes pode gerar ansiedade e sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico, como tontura, falta de ar e aumento da frequência cardíaca.

Impactos da agorafobia

A agorafobia pode ser um transtorno bem limitante e ter um grande impacto negativo na vida do paciente, podendo levar ao isolamento, já que não consegue frequentar lugares com outras pessoas e tem a interação com outros indivíduos prejudicada.

Existem 3 tipos de agorafobia que são classificados de acordo com o grau e intensidade dos sintomas, são eles:

Agorafobia leve

O paciente consegue frequentar lugares como o cinema e shopping por exemplo, apesar de sentar no corredor e evitar lugares muito cheios.

Agorafobia moderada

O paciente só consegue frequentar locais perto da sua casa e acompanhado de outra pessoa.

Agorafobia grave

O paciente não consegue sair de casa e se sente ansioso só de pensar em ir a algum lugar.

Os principais sintomas da agorafobia

1. Falta de ar
2. Tontura
3. Suor excessivo
4. Aumento da frequência cardíaca
5. Náuseas

Esses sintomas surgem quando o paciente se encontra em ambientes desconhecidos ou com aglomerações, causando angústia e medo de não conseguir sair sozinho do local.

As pessoas que sofrem com esse transtorno costumam ter uma baixa autoestima, apresentarem insegurança e sentirem um medo constante.O tratamento é feito por um psicólogo ou psiquiatra. O profissional avalia os sintomas e auxilia o paciente a enfrentar as situações que lhe causam ansiedade. Dependendo do grau dos sintomas, pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like