O que são neuropatias compressivas? Entenda a Síndrome do túnel do carpo e do Túnel cubital

By

As síndromes compressivas de nervos periféricos são muito comuns na população, em especial a síndrome do túnel do carpo e a síndrome do túnel cubital. São doenças que causam um grande impacto na qualidade de saúde dos pacientes, sendo também responsáveis por sintomas de ansiedade e perda de capacidade de trabalho em diversas situações. Causam dor, perda progressiva da sensibilidade e de força nas mãos. 

O que é a síndrome do túnel carpo?

A síndrome do túnel do carpo é a neuropatia compressiva mais comumente vista em consultório. A compressão do nervo mediano ocorre no canal do carpo nos punhos e cursam com formigamento e perda da sensibilidade do polegar, dedo indicador e anular.

O tratamento clínico com medicações e fisioterapia estão geralmente reservados para casos leves ou moderados, sendo a cirurgia de descompressão do túnel do carpo reservada para casos mais graves.

Os resultados cirúrgicos geralmente são extremamente satisfatórios e a cirurgia é realizada sob sedação e com anestesia local, sem necessidade de internação (procedimento ambulatorial).  

O que é a síndrome do túnel cubital?

A segunda neuropatia compressiva em frequência é a do nervo ulnar no cotovelo (síndrome do túnel cubital). Os sintomas são formigamento e perda da sensibilidade no dedo anular e mínimo.

O tratamento inicial é sempre realizado com imobilização do cotovelo, medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais  e analgésicos, fisioterapia motora  e em algumas situações  a infiltração com corticoide pode ser utilizada. Não havendo melhora com o tratamento clínico, é indicado o procedimento cirúrgico de descompressão do nervo.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like