Como envelhecer de forma saudável?

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O envelhecimento é um processo inexorável de queda das capacidades físicas e mentais que afeta todas as pessoas, mas o retardamento desse processo e o consequente aumento do tempo médio de vida constitui uma das mais espetaculares mudanças sociais dos últimos tempos.

A preparação de um envelhecimento sadio deve começar muitos anos antes, através da adoção de um modo saudável de viver. Na velhice, o indivíduo não só colherá os frutos benéficos dessa atitude como terá formado hábitos positivos a que dará seguimento.

O que fazer para evitar doenças?

A prevenção de doenças na terceira idade está muito ligada aos fatores de risco. Ou seja, nada é mais importante na prevenção do que evitar alguns hábitos não saudáveis, como fumar, manter uma má alimentação, não controlar o colesterol ou taxa de açúcar e não praticar nenhum tipo de exercício físico. Ter saúde na terceira idade está diretamente relacionado aos hábitos que se mantém e por isso cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos é tão necessário.

E doenças como o Alzheimer?

Estudar, ler, desenvolver novas habilidades e até conviver com diferentes tipos de pessoas são atividades que estimulam os neurônios a estabelecerem mais conexões entre si. E quanto maior for essa comunicação entre as células nervosas, melhor. Desse modo, o cérebro tem mais capacidade de contornar eventuais falhas e até retardar a manifestação de demências.

Controle da pressão arterial

A pressão arterial alta está relacionada com o surgimento precoce da Doença de Alzheimer e demência. Assim, pacientes com hipertensão devem seguir as indicações do clínico geral e fazer, pelo menos, 2 consultas por ano para avaliar a pressão arterial. Ao adotar este estilo de vida, o indivíduo apresenta menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e estará estimulando a função cerebral, tendo um menor risco de desenvolver demências, inclusive o Alzheimer.

Manter uma dieta equilibrada

A atitude colabora para a perda de peso e ganho de memória, dois fatores importantes para a prevenção do Alzheimer. Alimentos com vitaminas B12, tiamina, ácido fólico e ômega-3 ajudam na memorização. Frutas com alto índice de antioxidantes também colaboram para uma saúde mental melhor.

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