O que causa o sono persistente?

By

Você se sente extremamente cansado? Costuma dormir, mas acorda com uma sonolência persistente? Infelizmente, esse problema tem sido comum nos últimos anos, que afeta, na maioria das vezes, as obrigações do dia a dia. Ele vem acompanhado de outros sintomas como fadiga, falta de energia, fraqueza, cansaço mental, exaustão, falta de ar e estafa mental. Afinal, por que, mesmo dormindo, você tem muita vontade de dormir? Confira as principais causas!

Apneia do sono

A apneia do sono é caracterizada pela falta de ar nos pulmões durante o sono, que pode acontecer por breves períodos, várias vezes durante a noite, prejudicando o sono e o descanso do indivíduo. Ao dormir mal, é normal acordar muito cansaço, ter cansaço muscular e sentir sono durante o dia.

Para detectar o problema, é necessário procurar ajuda médica, pois apenas exames em um laboratório de sono podem indicar o distúrbio. Em alguns casos, o tratamento se restringe à perda de peso, já que a gordura em excesso na região do pescoço estreita ainda mais a laringe, provocando a doença.

Depressão

Um dos sintomas típicos da depressão é o cansaço físico e mental frequente, em que o indivíduo fica sem ânimo de realizar suas tarefas diárias e até mesmo de trabalhar. Apesar de ser uma doença que afeta a parte mental da pessoa, ela também acaba afetando o corpo.

Depressão é coisa séria e exige tratamento adequado, que envolve terapia e uso de medicação. “Em geral, a fadiga melhora com o uso de antidepressivos, principalmente os que aumentam a noradrenalina”.

Narcolepsia

A narcolepsia é uma doença cuja característica principal é a sonolência excessiva. Mesmo que tenha dormido bem à noite, o narcoléptico tem ataques incontroláveis de sono durante o dia, que podem ser confundidas com desatenção, depressão e até mesmo com crise convulsiva. Sabe-se que a narcolepsia é causada pela deficiência de hipocretina, um hormônio produzido no cérebro que age na regulação do sono, particularmente na fase REM, (onde sonhamos).

Você sabia que todos esses problemas são tratados com o neurologista? Sente muito sono durante o dia? Pode ser que sofra de uma dessas doenças. Agende sua consulta hoje mesmo!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like