Cefaleia em salvas

By

A cefaleia em salvas causam uma dor intensa em uma das laterais da cabeça (tempora), ou na região em volta dos olhos. Geralmente, as cefaleias em salvas não duram muito tempo – geralmente de 30 minutos até uma hora.

Sintomas da cefaleia em salvas

As crises de cefaleia ocorre quase sempre de repente, e geralmente se dá inicio com outros sintomas como congestão e corrimento nasal. Logo em seguida, uma dor intensa se estende desde a região lateral da cabeça até ao redor do olho. As dores ocorrem dentro de um período de 30 minutos a 1 hora, mas também há casos onde o paciente relata períodos de 15 minutos a 1 hora de dor. 

A cefaleia em salvas também podem atingir os pacientes enquanto estão dormindo, e frequentemente a intensidade da dor causa o despertamento do sono. De maneira contrária a quem sofre com enxaquecas, os pacientes que sofrem com cefaleia em salvas tendem a ficar em pé, podendo apresentar vontade de bater a cabeça na parede.

Após o período de dor intensa, o indivíduo pode apresentar um caimento da pálpebra no mesmo lado do rosto onde a cefaleia se manifestou. A pupila também pode se contrair, e o olho lacrimejar. Muita das vezes náuseas podem surgir.

Por que cefaleia em “salvas”?

As crises de cefaleia podem ocorrer várias vezes ao dia durante um determinado período de meses  – denominado de “salvas” – e depois há um período livre de dores. 

Tratamento para cefaleia em salvas

Não há cura para a cefaleia em salvas, o tratamento administrado tem como objetivo diminuir a intensidade das dores e evitar o período de crises.

Os tratamentos de ação rápida buscam aliviar a forte dor com medicamentos específicos receitados pelo médico.

Já o tratamento preventivo tem por objetivo prevenir o início das crises e diminuir sem tempo de duração.

No INERP você encontra tratamento neurológico especializado, conte com o melhor Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto. Agende sua consulta.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like