Quais são os tipos de transtorno bipolar?

By

Transtorno bipolar, um distúrbio psiquiátrico complexo que afeta o comportamento do indivíduo, às vezes, de maneira súbita. Mas o que causa esse transtorno de personalidade e comportamento?

A bipolaridade é um transtorno cerebral que afeta as mudanças de humor e a capacidade de realizar tarefas comuns do dia a dia. Estima-se que esse transtorno se desenvolva em cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil.

Tipos de transtorno bipolar 

Segundo os manuais internacionais de classificação diagnóstica, há mais de um tipo de transtorno bipolar, variando entre os níveis de alternâncias comportamentais.

Transtorno bipolar do tipo I

O indivíduo que sofre com o transtorno bipolar do tipo I pode apresentar de maneira intensa os seus sintomas, variando entre uma fase conhecida como “mania” – um estado de euforia intensa – que geralmente dura sete dias,  e uma fase depressiva.

Durante essa alternância de fases, o indivíduo possui grande oscilação de humor e comportamento, podendo ser até mesmo agressivo.

Transtorno bipolar do tipo II

Nessa classificação, os sintomas são parecidos com o do tipo I, porém se apresentam de maneira mais branda. A alternância entre a fase de hipomania – uma euforia mais leve – e de depressão ainda acontecem

 

Transtorno bipolar não especificado

Neste caso de transtorno bipolar, os sintomas são similares, mas não apresentam alterações ou duração o suficiente para ser diagnosticado como transtorno bipolar.

Transtorno ciclotímico 

Essa classificação representa um quadro mais leve do transtorno bipolar, apresentando oscilações crônicas de humor que podem acontecer no mesmo dia. Durante o transtorno ciclotímico, os sintomas podem ser confundidos com traços de personalidade forte e irresponsabilidade.

Tratamento para o transtorno bipolar 

Infelizmente, o transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado por meio de medicamentos e psicoterapia. Adotar hábitos saudáveis de alimentação e de rotina também pode auxiliar no tratamento.

Tanto o tratamento com remédios e psicoterapia precisam ser ministrados por profissionais especializados com psiquiatras e psicólogos.

O Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto conta com uma equipe multidisciplinar que pode te auxiliar no diagnóstico e tratamento dos transtornos bipolares. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

 

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like