Perda auditiva e tonturas frequentes? Entenda a síndrome de Ménière

By

Sensação de tontura, perda auditiva, zumbidos e sensação de pressão nos ouvidos podem ser comuns. Mas será que isso pode indicar um programa grave de saúde? Dependendo do que está causando esses sintomas, a perda auditiva pode ser permanente. Mas o que pode estar causando todas essas sensações? 

 

Como diagnosticar a síndrome de Ménière?

Embora haja outros tipos de doenças que causem sintomas semelhantes, a síndrome de Ménière atinge cerca de 150 mil pessoas por ano só no Brasil. 

 

A doença é diagnosticada através da associação de episódios de vertigem (forte sensação de tontura e perda de equilíbrio, em que há a sensação que tudo ao redor está rodando) com a perda de

audição, zumbido nos ouvidos e sensação de pressão (ouvido tampado).

Nos casos de síndrome de Ménière, os pacientes sofrem de crises que podem durar de 30 minutos até 8 horas, e é comum que durante esse meio tempo o paciente tenha náuseas, vômitos e diarreias.

 

O que causa a síndrome de Ménière?

 

Dentro do aparelho auditivo interno, há uma parte chamada de labirinto. Essa estrutura é responsável por captar o movimento do ambiente e mandar informações para o cérebro, para que haja equilíbrio e movimento correto do nosso corpo. Dentro do labirinto há a presença de um líquido aquoso que serve para a manutenção das células locais, por assim dizer. 

 

Quando há algo de errado com o labirinto, a pessoa pode apresentar sintomas de labirintite, como perda do equilíbrio e tonturas.

 

Ao lado do labirinto, há a estrutura cóclea (que se parece com a casca de um caracol bem enrolada) responsável pela audição. 

A síndrome de Ménière se manifesta quando as duas estruturas internas (labirinto e cóclea) são afetadas. O líquido aquoso presente dentro do labirinto começa a ser produzido em maior quantidade e ser acumulado, o que causa um aumento de pressão dentro da estrutura.

 

Com esse aumento de pressão, o líquido começa a vazar do labirinto, ocasionando fortes vertigens, perda da capacidade auditiva e desconforto no ouvido.

 

Tratamento para a síndrome de Ménière 

O tratamento para a síndrome de Ménière busca o alívio dos sintomas causados pelo acúmulo de líquido. O tratamento pode indicar requerer novos hábitos alimentares com baixa ingestão de sódio e o uso de medicamentos diuréticos e antivertiginosos. 

 

Em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica com a aplicação de antibióticos. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like