Encefalite herpética – conheça a infecção cerebral causada pelo vírus da herpes

By

Você já ouviu falar de meningite, não é mesmo? Mas uma doença bem similar e não tão falada assim é a encefalite herpética, uma inflamação viral que ocorre direto no tecido cerebral. Venha entender o porquê essa doença é tão grave para o nosso organismo e como reconhecê-la.

Diferenças entre meningite e encefalite herpética
A meningite é uma doença grave que corresponde a um processo inflamatório que atinge as meninges do cérebro (membranas que envolvem a massa cerebral). Os sintomas da meningite são dores de cabeça, dor na nuca, náuseas, vômitos e febre.

Já a encefalite herpética é caracterizada por uma inflamação do parênquima cerebral (tecido do cérebro) associada a disfunções neurológicas.

Os pacientes com encefalite herpética podem apresentar confusões mentais, febre, convulsões, déficit neurológico focal (perda de movimento, sensação ou função em um local específico do corpo).

Uma das características mais observáveis em pacientes com encefalite herpética, a fim de realizar a diferenciação entre a meningite, é que os pacientes com encefalite apresentam confusão mental, delírio, torpor e até mesmo coma de forma precoce logo no início da doença.

O que causa a encefalite herpética?
As encefalites e as meningites são infecções causadas por vírus e bactérias, por isso no momento do diagnóstico os médicos buscam identificar o que está causando a doença para iniciar o tratamento adequado.

O vírus herpes simplex é o principal causador de encefalite. Cerca de 95% dos casos de encefalite são causados por esse vírus. Infelizmente esse tipo de encefalite possui um alto risco de mortalidade, pois aproximadamente 70% dos casos são fatais. E quando não há fatalidade, os pacientes podem sofrer com sequelas.

O tratamento para a encefalite precisa ser administrado rapidamente para que o paciente possa ter maior chance de sobrevivência sem correr os riscos de ter sequelas. Em razão disso, é muito importante que na mínima suspeita de encefalite o paciente procure um médico.

Tratamento para encefalite herpética
O tratamento é realizado no combate do processo infeccioso para a eliminação do vírus e para o alívio dos sintomas. Assim, os médicos podem receitar medicamentos para diminuir a febre e evitar convulsões e corticoides para combater a inflamação cerebral.

Onde realizar o tratamento
O Instituto Neurológico de Ribeirão Preto (INERP) é o maior e mais preparado instituto especializado em neurologia de toda a região. Com uma equipe multidisciplinar, realizamos exames, consultas e tratamentos e oferecemos um atendimento completo com diversas especialidades neurológicas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like