Distúrbios e transtornos mentais durante a infância?

By

Não parar quieto num canto, fazer centenas de perguntas por dia, mexer em todos os objetos pela casa e não gostar de esperar por alguma coisa. Esses são uns dos inúmeros comportamentos que as crianças possuem diariamente. Mas afinal, isso tudo são apenas traços da infantilidade ou correspondem a transtornos e distúrbios psicológicos? É importante saber reconhecer os sinais para poder cuidar da sua criança e oferecer ajuda, caso necessário.

 Distúrbios e transtornos mentais durante a infância

O tema pode parecer delicado e um tabu para muitos. Afinal, por quais motivos as crianças teriam problemas mentais… elas são só crianças. Mas os dados levantados pela Organização Mundial da Saúde mostram que esse pensamento pode ser bem errôneo.

Segundo dados divulgados pela OMS, as crianças representam 30% da população mundial que sofre com transtornos mentais.

 O que pode causar distúrbios e transtornos mentais em crianças?

O distúrbio mental está diretamente relacionado a algo que afete o neurodesenvolvimento da criança, com aspectos ligados à cognição e funcionalidade.

 Já os transtornos estão ligados a fatores biológicos, genéticos, ambientais e sociais. Por exemplo, o número de pacientes do sexo masculino que são orientados a buscarem ajuda para o tratamento de TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) é muito maior do que o de pacientes do sexo feminino.

 

Isso porque as meninas apresentam menos sintomas de agressividade e impulsividade, o que impede que o comportamento característico do TDAH seja notado e encaminhado para o tratamento.

 Em razão de diversos fatores influenciarem na causa dos distúrbios e transtornos mentais, é necessário avaliar o desenvolvimento e comportamento da criança para a sua faixa etária e suas circunstâncias sociais e notar se algo não corresponde ao esperado.

 Principais fatores associados a distúrbios e transtornos mentais em crianças

  • Fatores genéticos: herdados através do histórico familiar.
  • Fatores psicossociais: causados por circunstâncias sociais (problemas familiares)
  • Fatores biológicos: causados por anormalidades no sistema nervoso central, seja por motivos de desnutrição, uso de substâncias tóxicas, infecções e até lesões.
  • Fatores ambientais: traumas causados por problemas sociais, como exposição à violência e experiências traumáticas, abusos sexuais, abusos psicológicos, etc.

 

Sinais e sintomas de possíveis distúrbios e transtornos

Se atentar ao comportamento é indispensável para a identificação de transtornos e distúrbios, mas o que pode ser um sinal de alerta que devemos observar?

 

– Dificuldade nos estudos

– Querer evitar locais específicos (como a escola ou a casa de um parente)

– Autoviolência

– Variação repentina de humor

– Desmotivação para realizar atividades consideradas interessantes pela faixa etária

– Dificuldade em dormir ou a constante reclamação de pesadelos

– Mudanças no apetite (comer mais do que o esperado ou não querer comer)

Como buscar ajuda em casos de distúrbios e transtornos mentais infantis?

Embora se trate de um problema sério que requer ajuda de diversos profissionais da saúde para tratar, é importante que os responsáveis pela criança não se desesperem, pois há tratamentos e alternativas que podem ser aplicados para que a criança leve a vida da maneira mais tranquila e saudável possível.

O INERP, maior Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto, oferece um tratamento completo, realizando consultas, exames e tratamentos. Com uma equipe multidisciplinar de neurologistas, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, neuropsicólogos, entre outros, o tratamento se torna abrangente e eficiente. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like