Alimentos que podem te ajudar a combater a insônia

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Insônia, quem nunca sofreu desse mal pode se considerar sortudo. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros possuem algum problema que causa insônia. Mas o que pode ser feito para se livrar desse problema? Uma recente pesquisa indicou que uma alimentação rica em um hormônio específico contribui para uma boa noite de sono. Confira.

 Os problemas da insônia

A insônia corresponde à dificuldade em conseguir ter uma quantidade regular e contínua de sono, podendo manter a pessoa acordada por horas até que ela consiga adormecer, ou até mesmo mantendo a pessoa acordada durante toda a noite.

 

 A insônia pode resultar em problemas de memória, concentração e causar até mesmo a ansiedade, bem como depressão, irritabilidade, baixo rendimento profissional e maiores chances de acidentes com veículos automotores.

Como se só não bastasse todos os outros problemas que a insônia pode causar, pesquisas indicam que também pode resultar em hipertensão, doenças cardiovasculares e neurocognitivas.

 Existe solução para a insônia?

Há diversos tratamentos para a insônia. Para o tratamento ser ministrado, o paciente pode passar por diversos exames para constatar se há algum fator patológico (doenças, alterações hormonais e similares) que cause este mal.

 Caso a insônia não seja de causa patológica, o paciente poderá passar por consultas com psicólogos ou psiquiatras para o diagnóstico e tratamento para ansiedade, depressão e demais fatores.

 Para ambos os casos (patológicos ou psíquicos), medicamentos podem ser receitados para o tratamento da insônia.

 Melatonina para melhorar o sono

Recentemente, uma pesquisa realizada por pesquisadores da UNIFESP mostrou que a melatonina – o hormônio do sono – pode ser encontrado em diversos alimentos.

 A melatonina é produzida naturalmente pelo nosso organismo pela glândula pineal, localizada no cérebro. Esse hormônio é responsável pela regulação do ciclo circadiano, ajustando as funções do nosso organismo enquanto dormimos ou quando estamos acordando, estimulando nosso senso de alerta (nos mantendo acordados).

 O hormônio é produzido a partir do momento que o dia começa a escurecer, auxiliando no processo de descanso e nos preparando para uma boa noite de sono.

 Mas a melatonina também pode ser encontrada em alimentos como ovos, peixes, carne, leite, uva, cereja, morango e kiwi. Contudo, as pesquisas apontam que os alimentos mais ricos em melatonina e eficazes no combate à insônia são o leite e a cereja.

       

Tratamento adequado para a insônia

Embora os alimentos destacados no texto auxiliem no combate à insônia, o diagnóstico médico é essencial para resolver tal problema. Por isso, procure médicos neurologistas especialistas no sono para cuidar da sua saúde e regular o seu descanso, pois assim sua qualidade de vida será melhorada. Conte com o INERP, o maior instituto neurológico de Ribeirão Preto. Entre em contato conosco.

 

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