Tomografia computadorizada: o que é, como é feita e quando fazer?

By

Você já deve ter ouvido falar da tomografia computadorizada, conhecida popularmente como tomografia ou apenas TC. Esse exame é muito recorrente para pacientes que estejam realizando consultas com neurologistas. Mas você sabe para que serve esse exame e como ele é realizado? Venha conhecer agora.

 A tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é baseada na mesma tecnologia que nos permite fazer o raio X. A primeira máquina de tomografia foi construída apenas em 1972, sendo uma descoberta bem recente se comparado a outros métodos de diagnósticos utilizados pela medicina.

 Diferenças entre a TC e o raio X

A TC é um exame bastante semelhante ao raio X, em que se faz o uso de radiação para obter uma visão da parte interna do paciente, como seus ossos, órgãos e outras partes do organismo. No caso da tomografia computadorizada, as imagens captadas pela máquina são processadas por um computador, que reproduz as radiografias transversais.

 Abaixo você consegue conferir um raio X da cabeça (à esquerda) e uma tomografia computadorizada (à direita).

 

Como é realizada a tomografia

Geralmente, o paciente é orientado a chegar no local do exame com 6 horas de jejum. Dependendo da parte do corpo onde é necessário realizar o exame, pode ser ministrado o contraste para melhorar a visualização. Na maioria dos casos, apenas TC cerebrais, da pelve e dos vasos sanguíneos necessitam do uso do contraste.

É necessário atentar-se a esse método, pois alguns pacientes são alérgicos ao iodo – substância presente na composição do contraste. Dificilmente o paciente sabe se é alérgico ao iodo, pois não existe exame prévio para o diagnóstico. É importante ficar atento ao histórico e à apresentação da reação alérgica, como também analisar se já houve contato com o iodo. 

Durante todo o procedimento, o paciente fica deitado na mesa e é encaminhado para dentro do túnel da máquina de exame. Quando dentro da máquina, o paciente recebe uma quantidade controlada de radiação que atravessa todo o local onde o exame é necessário. Para que toda a estrutura seja captada, os raios dão uma volta completa em 360 graus.

Quando realizar uma tomografia?

Quem dirá quando você precisa de uma tomografia é o seu médico. Ao realizar sua consulta, dependendo de suas queixas e das suspeitas do médico, pode ser necessária a realização de uma tomografia para confirmar o diagnóstico. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like