3 HÁBITOS QUE PODEM MELHORAR A SAÚDE DO SEU CÉREBRO

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Durante o dia a dia, alguns problemas de concentração, memória e estímulo à resposta podem surgir e não despertar o nosso senso de preocupação. Porém, é indispensável ficar atento aos sinais e sintomas, e caso demonstrem uma piora nos problemas de memória e similares, é importante consultar um médico neurologista o mais rápido possível. Contudo, algumas mudanças de rotina podem resolver esses problemas. Descubra agora algumas atitudes que podem melhorar a sua saúde neurológica. 

1) Durma bem, tenha um sono regulado.

Você sempre deve ter ouvido falar sobre a necessidade de ter uma boa noite de sono. Dormir menos do que o indicado – cerca de 7 a 9 horas por dia – pode prejudicar a sua concentração e memória. Mas é importante ficar atento, pois mesmo que a quantidade de horas de sono por noite seja quase um consenso médico, algumas pessoas podem precisar de uma quantidade de horas maior ou menor.

Para descobrir a sua necessidade biológica de sono por dia, basta observar o quanto você dorme por noite sem o uso de despertador para acordar. Essa é uma técnica indicada por médicos da comunidade neurológica, e é importante que você não faça esse teste em dias em que estiver muito cansado, pois a sua necessidade de descanso será maior em razão do cansaço físico.

Mas de forma geral, ter a quantidade ideal de descanso é importante para a manutenção de um cérebro descansado, alerta e pronto para executar as atividades da sua rotina.

2) Não abuse de bebidas alcoólicas

A presença do álcool no organismo não é benéfica para o cérebro, pelo contrário. Em alguns casos – geralmente em casos neurológicos de pessoas alcoólatras – o excesso do álcool pode causar lesões cerebrais. Além de que, quem costuma beber no período da noite possui um sono de baixa qualidade. 

Portanto, quando o assunto é ingerir bebidas alcoólicas, a moderação é indispensável, e o consumo do álcool no período noturno deve ser diminuído.

3) Boa alimentação

Ter uma boa alimentação é uma ótima maneira de cuidar da sua saúde cerebral. Muito se é falado sobre alguns alimentos específicos que são benéficos para o cérebro – como o ômega 3 para a memória. Contudo, é importante que você consuma todos os tipos de alimentos ricos em vitaminas e proteínas, pois assim você garante uma alimentação balanceada.

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