Setembro Amarelo: Valorização da vida

By

Desde setembro de 2014 é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, a Campanha Setembro Amarelo, e no dia
10 desse mês é o Dia Mundial do Combate ao Suicídio. E para ajudar nessa campanha temos algumas dicas para como lidar com uma pessoa depressiva para que ela não se torne um suicida.

O suicídio é a causa de 12 mil mortes ao ano, somente no Brasil. É causado principalmente pela doença do século, a depressão, mas também pode ser causado por outras doenças psíquicas, como distúrbio bipolar, esquizofrenia, entre outras, ou uso de substâncias como remédios controlados e drogas ilícitas.

Mas ao contrário que do muitos pensam o suicídio tem como ser prevenido, pois quase sempre apresenta sintomas, e pode e deve ser tratado.
Como ajudar uma pessoa depressiva?

Uma pessoa depressiva pode se tornar uma pessoa suicida, e devemos ajudar no tratamento antes da tentativa. Mais de 50% dos suicidas não se consultaram com especialistas, ou seja, não receberam ajuda adequada. Então o primeiro passo para ajudar uma pessoa depressiva é indicá-la ao psicólogo ou psiquiatra para ajuda e tratamento especializado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like