Como manter o cérebro bem e feliz?

By

Todo mundo quer ser feliz, saudável e inteligente, correto? Alguns acreditam que um corpo saudável e bem exercitado é o que resultará nesse patamar. Mas, atenção: não é bem assim. Manter a mente saudável é a melhor maneira de ter uma vida produtiva e feliz! Saiba mais nesse post!

 

Elimine os pensamentos negativos

Um dos maiores perigos contra nosso cérebro é ter pensamentos negativos automáticos. Eles vêm para todo mundo, mas mantê-los é algo extremamente perigoso ao nosso cérebro.

 

Entre as estratégias para não deixar que isto ocorra, neurologistas defendem que acima de tudo é preciso questionar esses pensamentos a fundo, identificando como você se sente com relação a eles e, depois, transformá-los ao mudar a perspectiva de encará-los.

 

Aprenda algo novo todos os dias

Einstein uma vez disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam experts em um assunto e, em cinco anos, experts nacionais. Fazer disso uma tarefa diária que quebra a rotina, mantém o cérebro revitalizado e estimulado.

 

Exercite seu cérebro

Leia. Leia tanto quanto for possível e sobre muitos assuntos diferentes. Aprender coisas novas é uma das melhores maneiras de manter o cérebro atualizado e, consequentemente, em “expansão”. Isso porque ela exercita aspectos como memória, raciocínio e imaginação.

 

Também é importante cultivar hábitos como palavras-cruzadas, quebra-cabeças e xadrez. Essas atividades exigem raciocínio e manter o cérebro ativo é uma das principais formas de cuidar dele.

 

Cuide da alimentação

Você sabia que doenças como obesidade e colesterol alto podem aumentar as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas? Para evitar que isso aconteça, é necessário ter hábitos alimentares saudáveis. Ingerir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, segundo algumas pesquisas, pode ajudar na prevenção do mal de Alzheimer, por exemplo.

 

Durma corretamente

Enquanto dormimos, a memória seleciona os eventos ocorridos durante o dia que devem ser gravados e aqueles que não merecem atenção e serão, portanto, esquecidos. Também é durante a noite que o cérebro reforça as conexões entre os neurônios.

 

Invista em experiências e atividades novas

Todos os dias o cérebro é bombardeado com uma imensa quantidade de informações. Algumas são mais relevantes que outras e ele reconhece quais são as que devem estar acessíveis com rapidez. Esses dados “inseridos” no cérebro são usados no processo de cognição.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like