Você sabe o que é afasia?

By

Afasia é a perda da fala e escrita causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro.

 

Causas

A principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral. Entre as possíveis origens da afasia, há também o traumatismo craniano (devido a um choque violento), um tumor no cérebro ou uma doença degenerativa como o mal de Alzheimer.

 

Os afásicos podem apresentar alterações que comprometem a capacidade de se expressar e de entender a fala ou a escrita. Em geral esse quadro compromete muito as relações pessoais e principalmente a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Tipos de afasia

 

Afasia de Wernicke: observa-se a fala fluente, que não faz sentido para quem ouve, embora a pessoa tenha certeza que está falando corretamente e mantendo a entonação adequada. Geralmente o paciente apresenta dificuldade de compreensão e de expressão, mas consegue articular as palavras e irrita-se quando não é compreendido.

 

Afasia de Broca: o paciente preserva a compreensão, mas têm dificuldade para falar, porque lhe faltam as palavras. Algumas escolhem jargões, uma palavra ou um nome qualquer para situações distintas e acreditam estar comunicando o que querem dizer.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da Afasia começa pela avaliação sensorial, uma vez que a deficiência auditiva pode interferir no processo de comunicação. No que diz respeito a Afasia, o diagnóstico pressupõe avaliação da capacidade de compreensão e de expressão do paciente.

Tratamento

O tratamento para a afasia baseia-se em exercícios que estimulem a linguagem oral e escrita. Além do tratamento médico, dirigido para a enfermidade subjacente, existe também a opção de combinação das terapias fisioterápicas fonoaudiológicas, ocupacionais e psicológicas (ajuda o paciente a entender a situação) para a afasia em si. A doença subjacente causal deve ser tratada pelos meios próprios.

 

No entanto, na maior parte dos casos, a recuperação não é tão rápida ou tão completa. Embora muitas pessoas com afasia experimentem recuperação espontânea parcial, em que algumas habilidades de linguagem voltam alguns dias a um mês após a lesão cerebral, normalmente, uma certa quantidade de afasia permanece.

 

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like