Será que meu filho tem problemas na coordenação motora?

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O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os movimentos, sendo geralmente notadas pelos familiares e professores, uma vez que interferem no desempenho acadêmico e/ou nas atividades de vida diária.

Quais os sinais do TDC?

Desajeitamento e inconsistência no desempenho de tarefas e coordenação motora pobre. A criança pode demonstrar dificuldade nas tarefas de auto-cuidado, como vestir e usar utensílios, nas atividades acadêmicas, como a escrita e o traçado, e nas atividades de lazer, com pobre desempenho em esportes, no uso de equipamentos de parques e brinquedos infantis, além de problema nas interações sociais.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de TDC é dado pelo médico quando observa atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, grossas e finas, que resultam em dificuldades no desempenho das atividades escolares e de vida diária. Geralmente são crianças inteligentes, mas que não conseguem desempenhar tarefas motoras com a mesma rapidez e eficiência que os colegas de mesma idade.

Como indicado nos exemplos acima, o TDC não á apenas um problema motor, pois a criança que é desajeitada tem dificuldade em socializar com os colegas e, devido às situações freqüentes de frustração, acaba por ter baixa auto-estima e outros questões comportamentais.

Como tratar essas crianças?

O tratamento de TDC pode incluir encaminhamento a um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta.O terapeuta vai ajudar a criança a aprender a desempenhar muitas das atividades diárias com mais sucesso. O terapeuta ocupacional também pode fazer recomendações aos pais e professores sobre a participação da criança com TDC em casa, na sala de aula, no parquinho e nas atividades de lazer na comunidade.

É muito importante cuidar do TDC

A contrário do que pensa, crianças com TDC não saram ao crescer. Esses pacientes necessitam de intervenção precoce para ajudá-las a aprender estratégias para compensar suas dificuldades de coordenação, se sentirem melhor consigo mesmas, como indivíduos e evitar o desenvolvimento de problemas secundários, precisando assim de acompanhamento especializado. Essas crianças podem desenvolver complicações secundárias, como dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, sociais e de comportamento.

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