Saiba como evitar um AVC!

By

No Brasil, a cada cinco minutos, alguém morre de AVC, o que contabiliza cerca de 100 mil mortes por ano. Além de todas as vidas perdidas, ela representa também a principal causa de incapacidade irreversível, com profundos impactos físicos, psíquicos e financeiros, envolvendo não só o paciente, mas também seus familiares. Saiba como prevenir esse mal!

O que é um AVC?

Popularmente conhecido como derrame, o AVC é uma alteração do fluxo de sangue no cérebro, que ocorre por falta ou extravasamento de sangue em alguma região do corpo. 90% dos casos são associados a fatores de risco evitáveis. São eles: hipertensão, diabetes, sedentarismo, colesterol alto, obesidade, tabagismo, abuso de álcool, problemas cardiovasculares e dietas ricas em gordura e em sal.

O que fazer para evitar um AVC?

Exercitar-se

A prática de atividades físicas pode ajudar no controle do peso, na saúde do coração e na redução do risco de diabetes, hipertensão arterial e formação de coágulos sanguíneos, condições que podem levar ao derrame. Assim, exercitar-se melhora diversos fatores que aumentam o risco de AVC.

 Evite o consumo de álcool

Tomar um copo de cerveja ou de vinho, por exemplo, socialmente, não é um problema, mas beber muito eleva a pressão arterial, o que pode ser extremamente perigoso.

Coma melhor

Uma dieta saudável é uma de suas melhores armas para prevenir o derrame além de auxiliar no controle da pressão arterial, colesterol e glicose. O ideal é procurar a ajuda de um nutricionista e aprender a se alimentar melhor, buscando sempre uma mudança de hábitos em vez de restrições alimentares agressivas.

Evite as carnes com muita gordura

Substitua, sempre que possível, as carnes vermelhas (que na maioria dos casos tem muita gordura saturada) por peixes, aves (sem pele) ou pratos vegetarianos.

Perder peso

Controlar o peso é um importante aliado. O emagrecimento leva a redução de sobrecarga no coração, pulmões, vasos sanguíneos e esqueleto. Além de reduzir a inflamação sistêmica causada pela gordura corporal.

Pare de fumar

Fumantes têm um maior risco de desenvolver derrames e doenças cardiovasculares. Se você fuma, parar é a melhor coisa que você pode fazer para sua saúde.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like