Quais as diferenças entre AVC isquêmico e hemorrágico?

By

O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido pela sigla AVC, é uma séria condição médica que acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é rompido. Isso acontece porque, como todos os órgãos, o cérebro, para funcionar adequadamente, necessita de oxigênio e determinados nutrientes que provêm do sangue. Conheça os 2 tipos de AVC e suas características!

AVC Isquêmico

Esse tipo de AVC ocorre quando há a falta de sangue em uma região do cérebro devido a uma obstrução em um vaso sanguíneo, o que pode motivar sequelas graves ou até mesmo a morte do paciente se ele não for socorrido a tempo. Porém, esse tipo de AVC é o menos grave, pois o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por um período curto, sendo os sintomas sentidos por pouco tempo (entre uma a duas horas) capaz de desaparecer dentro de 24 horas.

Quais os sintomas?

Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora. Os sinais acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados.

Tratamento

Cateterismo cerebral: em alguns hospitais, como alternativa à injeção do APt, é possível inserir um tubo flexível que vai desde a artéria da virilha até ao cérebro para tentar remover o coágulo ou para injetar remédios anticoagulantes no local;

Realização da trombólise, com injeção de Apt: é uma enzima que deve ser administrada somente quando o AVC isquêmico já está confirmado com tomografia, devendo ser utilizada nas primeiras 4 horas, pois destrói rapidamente o coágulo, melhorando a circulação sanguínea para a zona afetada e diminuindo as sequelas.

AVC Hemorrágico

É caracterizado pelo sangramento em uma parte do cérebro causado por uma ruptura de um vaso sanguíneo cerebral. A principal causa desse tipo de derrame é a pressão alta, aneurisma, distúrbios na coagulação sanguínea e aterosclerose.

O AVC Hemorrágico é uma das maiores emergências médicas em Neurologia e Neurocirurgia. Entre o tipo AVC isquêmico e este Hemorrágico, o hemorrágico é menos frequente, correspondendo a cerca de 10-15% de todos os AVCs.

Sintomas

Os sinais e sintomas são sempre súbitos e podem ser: fraqueza de um lado do corpo, perda da sensibilidade ou do campo visual de um ou ambos os olhos, tontura, dificuldade para falar ou para compreender palavras simples e até mesmo a perda da consciência ou crises convulsivas.

Tratamento

O tratamento é feito controlando a pressão arterial, como anti-hipertensivos, além do uso de catéter de oxigênio e monitorização dos sinais vitais para que o sangramento seja controlado de forma mais rápida.

Nos casos mais graves, em que há rompimento completo da artéria e é difícil parar o sangramento, pode ser necessário fazer uma cirurgia cerebral de emergência para encontrar o local do sangramento e corrigi-lo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like