O que pode causar falta e concentração?

By

A dificuldade de se concentrar nas tarefas cotidianas e a frustração por não conseguir completá-las incomodam desde crianças até adultos. Quem sofre com o problema sabe que focar em uma simples tarefa pode exigir um esforço descomunal.

Para aliviar os sintomas, você pode cuidar da rotina, mas conhecer a origem do problema é essencial para controlar a mente nesses momentos de desatenção.

O que pode prejudicar a atenção e concentração?

Concentração insuficiente e incapacidade em sustentar o esforço podem, por exemplo, serem causados por problemas / transtornos de aprendizagem (linguagem, leitura, escrita, matemática, etc.). A criança ou jovem pode sentir-se ansioso, estressado ou deprimido quando solicitado a fazer tarefas difíceis e desenvolver uma rota-de-fuga, desligando-se daquele mundo. O mesmo pode ocorrer em situações de forte pressão emocional. Alguns autores chegam a considerar o TDAH como derivado primariamente de comportamentos de esquiva de situações difíceis para o paciente.

Como se concentrar mais?

Divida sua jornada de trabalho em fatias

O cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai.

A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse bloco temporal, e então fazer um intervalo de cinco a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café. A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então.

Pratique

A concentração é uma atividade como qualquer outra, que pode ser praticada. Quando mais você treinar, melhor será a sua capacidade de concentração. A concentração funciona como um músculo, que quanto mais você exercita, mais forte ele se torna.

Procure ambientes que oferecem menos distrações


Parece uma sugestão óbvia, mas você já tentou fazer isso? Tire um dia para avaliar como anda o seu foco, se ele tem flutuações durante o dia. Existe algum momento no dia em que você sente que sua concentração é maior? Quando ela é menor, será resultado de um processo que o deixou muito cansado naquele dia ou é mesmo comum? Logo após o almoço, tem dificuldade em engrenar o pensamento?

Talvez você descubra no processo que alguns lugares permitem que você esteja mais focado e, nesse caso, faça bom uso deles.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like