O que é tremor essencial?

By

Tremor essencial é um movimento involuntário comum, bem mais frequente, por exemplo, que a doença de Parkinson. É uma condição normalmente benigna, com progressão lenta e geralmente familiar. Os indivíduos com tremor essencial têm uma oscilação rítmica das mãos que predomina durante a ação, ou seja, quando manipulam xícaras, talheres, canetas, etc.

O tremor essencial afeta as mãos, a cabeça e a voz e pode ser incapacitante para cerca de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos que vivem com a doença. O tremor essencial começa geralmente após os 40 anos, embora os sintomas possam aparecer em qualquer idade e possam causar problemas, interferindo nas atividades diárias como comer, escrever, costurar ou fazer a barba.

O que causa esse tipo de tremor?

A verdadeira causa do tremor essencial ainda não é conhecida. Mas, admite-se que seja uma doença de circuitos cerebrais, provavelmente relacionada a anomalia de canais iônicos, que altera diretamente a atividade elétrica cerebral nos circuitos motores, incluindo o tálamo e córtex cerebral, causando, assim, o tremor durante o movimento.

Quais os sintomas desse problema?

O tremor essencial é caracterizado por uma agitação rítmica que ocorre durante o movimento voluntário ou ao se manter uma posição contra a gravidade. O tremor essencial é frequentemente mal diagnosticado como doença de Parkinson.

Os dois tipos de tremor incluem:

Tremor de ação: um movimento voluntário como o erguer de uma xícara à boca

Tremor postural: uma parada voluntária em posição contra a gravidade, como alcançar ou estender as mãos ou braços

Como é feito o tratamento do tremor essencial?

O TE leve pode não exigir tratamento. No entanto, quando o tremor essencial interfere na capacidade funcional ou se torna socialmente inaceitável, existem tratamentos que podem melhorar os sintomas. Os tratamentos podem incluir medicamentos e cirurgia em casos resistentes ou quando o efeito adverso da medicação não é tolerável.

Prognóstico

O Tremor Essencial é uma doença progressiva, evoluindo de forma lenta à medida que a idade avança. Apesar do carácter benigno, pode evoluir para formas perfeitamente incapacitantes condicionando afastamento social e quebra na qualidade de vida, pela interferência em atividades básicas do dia-a-dia, como por exemplo, comer, conduzir ou vestir-se, tornando-se importante o apoio e adaptação da vida familiar.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like