O que é estado de coma?

By

O coma é o estado quando a pessoa perde a consciência devido a baixa atividade elétrica do cérebro, algumas vezes de forma parcial e outras de forma total. Nesse estado a pessoa não demonstra reações a nenhum tipo de estímulo, não sendo capaz de abrir os olhos, se mexer, nem mesmo falar. Isso é um sinal que alguma coisa grave está comprometendo o sistema nervoso.

É muito importante saber o nível de coma do paciente, para o médico poder basear suas ações de tratamento.

O que pode causar o estado de coma?

Traumatismo craniano provocado, por exemplo, por acidente de viação, um acidente durante a prática de desporto ou uma queda, complicação de uma doença subjacente, nomeadamente epilepsia, diabetes ou insuficiência hepática ou renal, intoxicação, sobretudo por drogas que deprimem o sistema nervoso, tais como opiáceos, tranquilizantes ou álcool, acidente vascular cerebral (AVC) e outras,como: meningite, encefalite, tumor cerebral, anóxia (diminuição extrema da oxigenação) e até hipoglicemia.

O coma pode deixar sequelas? Quais?

As seqüelas dependem da causa do coma e da velocidade com que essa causa é revertida (se isso for possível). Podem haver sequelas motoras, sensitivas, intelectuais, convulsivas ou até comportamentais. O que deve ser feito para minimizar as conseqüências é evitar as complicações decorrentes do coma e combater a causa básica.

Quanto tempo o coma pode durar?

A duração de um coma depende da causa, localização, extensão e gravidade da lesão do cérebro. O coma pode durar horas ou muitos meses e pode acabar com recuperação (com ou sem sequelas), evolução para estado vegetativo ou morte. Algumas pessoas que recuperam do estado de coma ficam com sequelas físicas e mentais permanentes. Enquanto que algumas precisam de anos de reabilitação, outras recuperam totalmente de forma relativamente rápida.

Como se trata o coma?

O tratamento específico irá depender da causa do coma. Por exemplo, se o coma foi provocado por traumatismo craniano, o tratamento tem como objetivos diminuir qualquer hemorragia ou edema no cérebro. Se o coma foi provocado pela descompensação de uma doença, o tratamento será dirigido a essa doença para reverter o estado de coma. Se uma intoxicação provocou o coma, poderá ser administrado um antídoto em algumas situações.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like