Como manter meu cérebro saudável?

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Uma série de atitudes que tomamos no dia a dia podem afetar o bom funcionamento cerebral e trazer consequências à saúde. Quando não há conhecimento disso, essas mesmas ações acabam se repetindo, sistematicamente, sem que possamos nos dar conta, o que agrava a situação. Com informação e atitudes relativamente simples é possível reverter esse processo e mudar o nosso estilo de vida! Confira dicas para manter seu cérebro mais saudável.

Aprenda algo novo todos os dias

Einstein uma vez disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam experts em um assunto e, em cinco anos, experts nacionais. Neurologistas concordam e afirmam que fazer disso uma tarefa diária que quebra a rotina, mantém o cérebro revitalizado e estimulado.

Exercite sua memória

Exercitar sua memória também é uma ótima opção para quem quer ter uma boa capacidade mental. Para isso, é necessário muito treino e disciplina constante. Por exemplo, se você quer treinar sua memória, procure decorar mais os números de telefone dos seus contatos do que os nomes deles, pois assim seu cérebro assimilará mais rápido.

Cuidado com irritação e estresse

A irritação e o estresse são perigosos, já que desencadeiam diversas reações danosas em nosso sistema nervoso. Alguns exemplos são: redução nas capacidades mentais e psíquicas, além do aumento no risco da ocorrência de eventos cardiovasculares, como derrames e infartos.

Reconheça seus sentimentos

Como chorar na hora da tristeza ou da dor porque não é possível “se forçar” a ser feliz quando o momento não corresponde. A emoção facilita a consolidação da memória. Na vida nos esquecemos de quase tudo, mas lembramos do que nos emociona, sejam emoções positivas ou negativas.

Escrever

Com o aumento dos recursos tecnológicos ficou difícil encontrar quem ainda seja adepto das anotações em papel. Contudo, escrever lembretes e outras informações à mão estimula o processamento da informação, consolidando-a na memória.

Não cubra a cabeça enquanto dorme

Neurologistas alertam que a atitude aumenta a concentração de gás carbônico e reduz a concentração de oxigênio no ar respirado, ocasionando distúrbios do sono e prejudicando a função cerebral.

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