Como combater a insônia?

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Uma vida saudável é baseada em três pilares fundamentais: uma boa alimentação, descanso adequado e a prática de exercícios físicos regulares. Entre inúmeros benefícios desse trinômio, que apresentaremos ao longo desse texto, como combater a insônia pode ser considerado o principal deles.

Afinal de contas, uma boa noite de sono é vital para repor as energias para trabalhar, renovar os estoques de entusiasmo, proporcionar maior vitalidade e deixar você cheio de ânimo e disposição para encarar todas as tarefas do seu dia.

O que é insônia?

Ter dificuldade para adormecer, despertar várias vezes à noite ou sentir que o descanso não foi reparador são características da insônia. O distúrbio pode ser reflexo de ansiedade, problemas físicos ou fatores ambientais. De acordo com a Academia Americana da Medicina do Sono, 30% dos adultos têm sintomas recorrentes de insônia.

O que fazer para ter um sono melhor?

Se acordar no meio da noite, não fique na cama

Uma pessoa pode ficar ansiosa se despertar durante a noite e demorar a pegar no sono de novo. Caso acorde à noite, o ideal é levantar, fazer algo relaxante, como tomar um copo de leite morno, e retornar para a cama quando estiver com sono novamente, dizem especialistas. A ansiedade vai embora e a pessoa pega no sono com mais facilidade.

Se concentre em relaxar

Escutar uma música relaxante ou ler um bom livro antes de dormir ajudam o corpo e a mente a desacelerar para fazer com que você pegue no sono com maior rapidez, ajudando no combater a insônia.

Pratique ioga e meditação

Embora sejam práticas diferentes, a ioga e a meditação apresentam diversas interseções. Uma delas é o fato de contribuem para melhorar consideravelmente a qualidade do sono de seus praticantes. Ambas as atividades aumentam a capacidade de concentração e diminuem a ansiedade.

Corte qualquer bebida com cafeína à noite.

Refrigerantes, chás e café à noite quando você tem insônia nunca é uma boa ideia (você deve parar de tomar cafeína a partir das três horas da tarde).

Porém, você pode tomar um chá sem cafeína, como a camomila, por exemplo. O calor do chá pode ter um efeito calmante, relaxando seus músculos (enquanto o gelado tenciona os músculos e obriga seu organismo a enviar mais sangue quente para aquecer suas extremidades).

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