Por que achamos que estamos caindo enquanto dormimos?

By

Não é raro estar quase pegando no sono e ser surpreendido por um espasmo. Por que isso acontece? Este fenômeno se chama espasmo hipnagógico e ocorre no período entre a vigília e o sono, ou seja, quando você está começando a dormir. Ele pode acontecer de maneira espontânea ou ser estimulado através de sons, luzes ou ainda outros estímulos externos.

Afinal, o que é um espasmo hípnico?

O espasmo hípnico é a sensação de queda, ou qualquer outra sensação semelhante, que nos faz acordar subitamente enquanto dormimos. Por enquanto, ele ainda é um mistério para a maioria dos estudiosos do sono e, para explica-lo, só existem teorias. Sabe-se, de fato, que mais de 70% da população sofre com esses espasmos durante a noite.

Por que esses espasmos acontecem?

Alguns cientistas acreditam que certos fatores, como o stress, a ansiedade, a fadiga, a cafeína e a privação de sono, possam aumentar a frequência ou a gravidade dos espasmos hipnagógicos, mas ainda faltam pesquisas mais conclusivas sobre o assunto. Apesar de não ter um motivo principal pelo qual o fenômeno ocorre, os pesquisadores têm algumas teorias.

Uma hipótese diz que os espasmos são uma parte natural da transição do corpo da fase de alerta para a do adormecer, ocorrendo quando os nervos têm uma “falha de ignição” durante o processo.

Existe tratamento?

Estimulantes como a cafeína ou atividades que nos mantém com mais energia podem ser prejudiciais a saúde, aumentando a ansiedade, estresse e casos mais frequentes de espasmos.

Para pessoas que tem propensão a esse tipo de sintoma é preciso tomar cuidado com o que comer. Algumas ações também podem ajudar, como evitar usar celular, notebooks antes de dormir. É ideal relaxar, ler um livro, meditar, tomar um banho ou algo que te faça sentir mais calma(o) e tranquila(o).

O mais importante quanto a isso é verificar se o espasmo hípnico causa problemas para você ou para a pessoa com quem divide a cama. Se for esse o caso, deverá consultar um neurologista. A dificuldade é que há diversos transtornos, como a apneia do sono, que produzem sintomas parecidos com essa experiência.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like