Por que eu tenho cãibras?

By

As temidas cãibras ocorrem nas pernas, nas panturrilhas, ou nos pés e são geralmente dolorosas e extremamente desconfortáveis. Ocorrem durante a noite com freqüência em pacientes idosos, jovens de 4 até 14 anos (dores de crescimento) ou mulheres grávidas. A duração de uma cãibra varia de um até vários minutos. A dor na musculatura é intensa, com incapacidade de mover a perna. Afinal, o que fazer para se livrar desse mal? Confira as dicas!

Alongue-se

Um músculo com cãibra pode relaxar ao ser alongado corretamente. Uma rotina regular de alongamento possibilita o crescimento das fibras musculares, fazendo com que elas se contraiam e relaxem mais vigorosamente quando você se exercitar. O alongamento nunca deve ser doloroso. Interrompa-o se você sentir uma dor aguda.

Descanse bem

Quando as câimbras são causadas pela realização de uma grande carga de esforço, a melhor solução é descansar. Se puder conciliar o descanso ao sono, melhor ainda. Caso não consiga dormir e a dor gerada pela câimbra se estenda por mais de cinco minutos, tome um banho de água morna. Isto ajudará a alcançar o grau de relaxamento necessário.

Massagem

Se seu dia foi difícil, ou você realizou muita atividade física ou sente muito cansaço nos pés, uma boa massagem é ideal para prevenir e reduzir as câimbras. Para isso, você vai esfregar o pé para ajudar a relaxar os músculos e atenuar o incômodo espasmo. Esfregue o pé para cima para aumentar o fluxo sanguíneo no seu pé, de modo que ele possa relaxar completamente. Se seu temor são as câimbras no meio da noite, para preveni-las, faça essa massagem antes de dormir.

Alimentos adequados

Consuma alimentos ricos em magnésio, potássio e cálcio. Para isso consuma alimentos ricos em magnésio como os cereais integrais, as nozes e o feijão, com alto conteúdo de potássio como a banana, a laranja e o melão, e se certifique de incorporar na sua dieta os lácteos necessários para o aporte de cálcio, que seu corpo precisa. Tome muita água, já que a desidratação é uma das possíveis causas das cãibras, especialmente quando você submete seu corpo a um treinamento intenso.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like