O que pode causar dor nas costas?

By

As dores nas costas podem atingir três regiões diferentes: lombar (acima do quadril), dorsal (meio das costas) e cervical (transição entre o tronco e a cabeça). A dor lombar, também chamada de lombalgia, é a que mais afeta as pessoas, perdendo apenas para a dor de cabeça.

A dor nas costas é uma queixa extremamente comum na população em geral. Cerca de 80% dos indivíduos adultos terão dor nas costas durante a vida. Atualmente essa incidência tem aumentado em decorrência de má postura, excesso de peso e até o envelhecimento da população.

Tabagismo

Você sabia que o hábito de fumar pode elevar o desenvolvimento de dor nas costas, principalmente em pessoas que sofreram alguma lesão na região e ainda prejudica a boa recuperação de pacientes que passaram por cirurgias na coluna?

O cigarro tem efeitos importantes no coração e pulmão, estando vinculado a doenças cardíacas, câncer e até problemas neurológicos. No entanto, pouco se fala sobre a relação desse hábito com a dor nas costas.

Sobrepeso

O excesso de peso é uma preocupação global e ele pode influenciar muito na frequência de dor nas costas. O sobrepeso aumenta a pressão nos discos da coluna e influencia no equilíbrio postural fisiológico. Muitas vezes uma simples redução de peso pode melhorar o quadro doloroso. Existem também algumas doenças reumatológicas que podem interferir nas costas, como artrite reumatóide, fibromialgia e espondiloartropatias.

Má postura

os cuidados com a postura não remetem somente à estética, a boa postura é imprescindível para evitar a dor nas costas. Se você não se posiciona corretamente nas atividades simples do dia a dia, no trabalho, ao sentar e ao deitar, por exemplo, mais cedo ou mais tarde a sua coluna será bastante afetada pelo mau hábito.

Como tratar esse tipo de dor?

O tratamento pode ser feito com bolsas de água quente, massagens, alongamentos e remédios com prescrição médica. O objetivo é ajudar a desinflamar a região, alongando os músculos, combatendo a dor nas costas e devolvendo a integridade da coluna. A lombalgia é na verdade a dor no fundo das costas que nem sempre tem uma causa específica, sendo resultado do sedentarismo, má postura, alterações posturais e sobrecarga da coluna.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like