O Distúrbio do Sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono e as suas fases, facilitando a sua interrupção e favorecendo alguns despertares.
Insônia
É o problema mais comum da população brasileira, que consiste num sono não reparador (dificuldade de dormir, de manter o sono, despertares frequentes, cansaço diurno, sonolência, irritação, desânimo, mal humor, alteração da memória).
Sonolência excessiva
Muito sono em momentos do dia que precisa estar atento, ao dirigir, estudar, trabalhar, cinema e outros.
Sonambulismo
Mais frequente nas crianças, enquanto dorme se levanta, anda pela casa, fala e não se lembra no outro dia. Desaparece com o tempo, geralmente genético.
Terror noturno
Geralmente em crianças ( senta na cama, grita, parece apavorada e assustada, depois se deita e também não se lembra do fato, duração de poucos minutos.
Distúrbio comportamental do sono REM
Mais comum nos homens idosos, a pessoa vivencia o que está sonhando, podendo ter comportamentos violentos e agressivos machucando a sua companheira.
Enurese noturna
Urina na cama dormindo após os 5 anos de idade, normalmente tem história familiar.
Apneia do sono
É um distúrbio comum na população, ocorre vários despertares devido a diminuição ou interrupção da respiração no mínimo por 10 segundos.
Ronco
Caracterizado pelo barulho da passagem de ar durante o sono pelas vias aéreas superiores ( pode ser normal quando o indivíduo está muito cansado ou tenha bebido ) ou mais grave na Apneia do sono.
Sexomnia
Ainda pouco conhecido, é um distúrbio do sono tipo sonambulismo, com comportamento sexual enquanto dorme.
Transtorno alimentar noturno
É um tipo de parassonia que a pessoa levanta durante o sono para comer, e não tem consciência do que está fazendo. Normalmente comem qualquer coisa que encontram pela frente, com combinações bizarras e estranhas tipo feijão com goiabada.
Síndrome das pernas inquietas
Ocorre movimentos repetitivos das pernas, pois sente uma agonia “gastura” nos membros, demoram pra dormir, se mexem muito dormindo e despertam cansados.
Narcolepsia
Sonolência excessiva e abrupta durante o dia, pode ocorrer em qualquer momento ou lugar, com riscos graves de acidentes no trabalho, operar máquinas e dirigir.
Bruxismo
Ocorre movimentos e pressão excessiva no maxilar ( rangendo os dentes ). Pode ter dores de cabeça e na mandíbula, e também desgaste nos dentes.
Paralisia do sono
Pode ser associada a Narcolepsia, a mente desperta, mas o corpo não, ele está em atonia como no sono profundo (sono REM), é um descompasso entre o corpo e a mente.
Pesadelo
Sensação desagradável, as vezes horrível durante o sono, geralmente quando recorrente, precisa ser investigado.
Não imaginei que tinha essa quantidade de distúrbio, aprendi muito com esse artigo