Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto

  • Localização

    Rua Capitão Adélmio Norberto
    da Silva nº 800 - Ribeirão Preto
  • Funcionamento

    Seg a Sex: 08h às 20h
    Sáb: 08h às 12h

Neuropsicologia


A neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e o comportamento, dedicando-se a investigar diversas funções cognitivas do indivíduo. Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

Qual a importância de uma avaliação detalhada?


A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas do paciente.

Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, melhor será o prognóstico de recuperação. Às vezes a pessoa aparenta estar bem, mas por outro lado já perdeu suas capacidades funcionais. Por isso, existe a importância de se fazer uma avaliação ou, se necessário for, uma reabilitação.

Orientar também faz parte do tratamento


Ao estabelecer a relação entre o comportamento e o substrato cerebral ou a patologia, a avaliação neuropsicológica não só delimita áreas de disfunção, mas também estabelece as hierarquias e a dinâmica das desordens em estudo. Tal delineamento pode contribuir para a escolha ou para mudanças nos tratamentos medicamentosos ou outros.

O resultado da avaliação neuropsicológica permite o paciente e sua família a conhecerem os recursos terapêuticos mais adequados para o caso.