Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto

  • Localização

    Rua Capitão Adélmio Norberto
    da Silva nº 800 - Ribeirão Preto
  • Funcionamento

    Seg a Sex: 08h às 20h
    Sáb: 08h às 12h

Neurologia


A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos e músculos.

O neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso central e periférico.

Os sintomas mais comuns tratados pelo neurologista são as dores de cabeça (cefaleia), enxaqueca, tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na visão, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia, terror noturno, sonambulismo, pernas inquietas, distúrbios de aprendizagem, etc.

O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolaridade, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que o neurologista mais trata são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cérebro-vasculares, AVC (conhecidas como “derrame”), os distúrbios do movimento (como tremores e doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, tumores cerebrais, etc.

Vários exames complementares podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, polissonografia, doppler transcraniano, doppler de carótidas e vertebrais, exames laboratoriais, liquor, dentre outros.