Instituto de Neurologia de Ribeirão Preto

  • Localização

    Rua Capitão Adélmio Norberto
    da Silva nº 800 - Ribeirão Preto
  • Funcionamento

    Seg a Sex: 08h às 20h
    Sáb: 08h às 12h

Neurofisiologista


A Neurofisiologia é o ramo da medicina que correlaciona a clínica do paciente com registro dos sinais elétricos gerados pelos exames complementares como: eletroencefalograma, mapeamento cerebral, polissonografia, eletroneuromiografia e potencias evocados visuais, auditivos e somato sensitivo.

Essa subespecialidade possibilita o diagnóstico correto de diversas patologias, tais como: Epilepsia, crises convulsivas, neuropatias, miopatia, miastenia gravis, paralisia facial periférica, hérnias de disco, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, síndrome do túnel do carpo, traumas e lesões dos nervos periféricos, perda auditiva e visual, atraso do desevolvimento neuropsicomotor, entre outras.

Qual é o papel do neurofisiologista?


O neurofisiologista, com seus conhecimentos anatômicos, fisiológicos e clínicos, auxilia e orienta os colegas (neurologistas) e pacientes, tendo a finalidade diagnóstica, prognóstica e terapêutica. Inclusive na monitoração de funções durante os procedimentos cirúrgicos, até o diagnostico de morte cerebral.

Qual a indicação para consultar o neurofisiologista?


Estudo dos nervos periféricos e dos músculos, desmaios, epilepsia, distúrbios do sono (apnéia obstrutiva, roncos, síndrome das pernas inquietas, insônia), atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, doenças psiquiátricas, perda de memória, distúrbio de aprendizagem, TDAH, perda de memória, demências e outras.